A Kroma Energia, juntamente à Elétron Energy, está protagonizando uma parceria inédita para a construção de usinas solares fotovoltaicas, na cidade de Flores, no sertão pernambucano. Ao todo, os empreendimentos contarão com um investimento geral de R$ 340 milhões, recebendo um financiamento de R$ 218 milhões oriundos do Banco do Nordeste (BNB).
“O semiárido pernambucano possui uma excelente irradiação solar, viabilizando técnica e economicamente os projetos solares”, explica o diretor da Kroma, Ecliton Ramos. Os projetos já têm energia vendida em contratos sendo 30% no mercado livre (ACL) e 70% no regulado (ACR). As obras estão em andamento desde o mês passado e a conclusão está prevista para junho de 2023.
O empreendimento, fruto da parceria entre a Kroma e a Elétron, será batizado de Complexo solar São Pedro e Paulo e já contabiliza a criação de 500 empregos diretos na fase de construção, além de outros 100 empregos indiretos. “Esse complexo solar possuirá uma capacidade instalada de 101 MWp – energia suficiente para alimentar toda a região do Pajeú, com seus 300 mil habitantes, e ocupará uma área equivalente a 350 campos de futebol”, pontua Ramos.