Teve início, nessa segunda-feira (24/03), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no Campus Jaguaruana, a primeira turma do curso de “Montagem de Estruturas para Módulos Fotovoltaicos”, realizado pela Kroma Energia. A capacitação tem o objetivo de qualificar trabalhadores para atuarem nas obras do Complexo Fotovoltaico Arapuá.
Ao todo, 60 alunos participaram da aula inaugural, que contou com a presença do prefeito de Jaguaruana, Elias Oliveira, e representantes do Instituto Federal, que oferece o curso junto do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec-CE), por intermédio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). O curso, com a primeira turma, segue até o dia 7 de abril.
A Kroma, através do Projeto Arapuá Energias, irá realizar cursos de montagem, teste elétricos e energização, entre outros. A estimativa é capacitar, no total, 300 pessoas do município de Jaguaruana e região, reforçando o compromisso da empresa com a comunidade e a economia local, proporcionando emprego, qualificação profissional, renda e desenvolvimento para o município.
“Este curso representa um passo fundamental para o sucesso da obra e para o desenvolvimento da comunidade de Jaguaruana. Ao qualificarmos profissionais locais, garantimos não apenas a mão-de-obra especializada necessária para a montagem e energização do complexo, como novas oportunidades de emprego e crescimento para o município e região”, afirma o gerente de projetos da Kroma, Alexandre Guerra.
O prefeito de Jaguaruana, Elias Oliveira, elogiou a iniciativa da Kroma, e considerou a ação “um momento especial que visa a empregabilidade dos cidadãos jaguaruanenses”.
O curso de “Montagem da Estrutura de Fixação para Módulos Fotovoltaicos” também conta com a parceria da Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Jaguaruana.
Kroma Energia
Fundada em 2008, A Kroma Energia tem uma abordagem moderna que integra tecnologia, expertise e otimização de investimentos, focando em oferecer soluções eficientes e de excelente custo-benefício na gestão, comercialização e geração de energia para seus clientes. A empresa é membro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel).
Em 2024, a empresa, a primeira comercializadora de energia do Nordeste e uma das maiores especialistas em mercado livre de energia, encerrou o ano com mais de 800 clientes na carteira de comercialização. Além disso, a empresa comercializou 2 GWm (gigawatts-médio) de energia ao longo dos 12 meses.
Complexo Fotovoltaico Arapuá
O Complexo Fotovoltaico Arapuá é o maior projeto da Kroma até o momento. Com previsão de início de operação comercial no primeiro trimestre de 2026, o complexo contará com capacidade instalada de 247 MWp e uma produção anual estimada de 537 GWh, energia suficiente para o abastecimento de mais de 290 mil residências. Ao todo serão 391.680 módulos fotovoltaicos instalados em uma área de 460 hectares, o que equivale a 644 campos de futebol.