Estiveram presentes no evento equipe da Kroma Energia e representantes de empresas de segurança, meio ambiente e responsabilidade social.
Os moradores do Assentamento Bela Vista, região próxima ao Vale do Jaguaribe, participaram, nessa quarta-feira (09/10), de reunião com equipe da Kroma Energia e representantes de empresas de segurança, meio ambiente e responsabilidade social encarregadas da obra do Complexo Solar Arapuá. O encontro teve como objetivo apresentar como serão as obras de construção do empreendimento.
No evento, também foram explicados o funcionamento do programa de capacitação e contratação de mão-de-obra local, realizado em parceria com o Sistema Nacional de Emprego do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (SINE/IDT) e os cuidados com a segurança no trabalho e nos acessos à área do projeto. Além disso, a comunidade recebeu informações sobre os projetos voltados para o Meio Ambiente que serão implantados na região, atendendo ao licenciamento do projeto.
“Este encontro é um passo importante no fortalecimento da relação entre a Kroma e a comunidade local, que será parte importante neste projeto, uma iniciativa que vai contribuir, não só com a matriz energética do Ceará, mas que trará desenvolvimento e oportunidades para a região”, destacou o CEO da Kroma, Rodrigo Mello.
Atendendo a uma solicitação da Kroma, o SINE estará em Jaguaruana, no dia 17 de outubro (quinta-feira), com uma unidade móvel e toda estrutura de apoio necessária para atender a população, com foco nas contratações para as obras do Complexo Arapuá.
COMPLEXO ARAPUÁ
Com previsão para iniciar sua operação comercial no primeiro trimestre de 2026, a expectativa é que o Complexo seja o maior parque solar desenvolvido pelo grupo Kroma. Com uma capacidade instalada de 250MWp e localizado no Vale do Jaguaribe, no município de Jaguaruana, o conjunto de usinas terá uma produção anual de cerca de 537 GWh, energia suficiente para abastecer mais de 290 mil residências.