Por suas vantagens e facilidades, a energia solar como fonte renovável segue atraindo olhares e expandindo sua atuação nos mais diversos setores na sociedade. A empresa pernambucana Kroma Energia, em parceria com a Elétron Energy, acaba de entregar a instalação de uma usina solar no estacionamento da sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) no Recife. “O projeto é um modelo de carport, ou seja, uma solução para abrigar veículos que, ao invés de o local possuir um telhado convencional, é coberto por módulos fotovoltaicos que captam energia solar”, explica o CEO da Kroma Energia, Rodrigo Mello.
O projeto é parte da Parceria Público Privada (PPP) das duas empresas de energia com a Compesa, e conta com mais de 600 módulos fotovoltaicos instalados em carport no estacionamento da sede da Companhia, em uma área de 1.600m², com capacidade instalada de aproximadamente 217 kWp. “Isso evitará a emissão de mais de 57 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de mais de 2.600 árvores. Os painéis, ao mesmo tempo em que protegem os veículos do sol e da chuva, aproveitam melhor a área, produzindo eletricidade, proporcionando uma grande economia financeira e reduzindo as emissões de dióxido de carbono no meio ambiente. Esse é o poder da energia renovável”, comenta Rodrigo Mello.
Parceria – Em janeiro deste ano, uma parceria inédita através da PPP formada pela Kroma Energia e pela Elétron Energy (o Consórcio Pernambuco Energia) realizou a entrega do Parque Solar da Compesa, no município de Flores, no Sertão do Pajeú. O Complexo São Pedro e Paulo recebeu um investimento na ordem de R$ 355 milhões, com capacidade de 101 MWp e a geração anual de 199 GWh, o equivalente a uma quantidade de energia para suprir 109 mil unidades residenciais. A usina de autoprodução de energia solar está abastecendo as unidades da Compesa, que passou a operar com energia limpa e renovável para a distribuição de água e o tratamento de esgoto.
Kroma Energia – Com mais de 15 anos de mercado, a Kroma Energia também já desenvolveu um parque solar no Ceará em 2018, localizado na Serra do Apodi, em Quixeré, distante cerca de 200 km de Fortaleza. Fundada em 2008, a Kroma Energia é uma empresa pernambucana e foi a primeira comercializadora de energia no Nordeste. A empresa atua no desenvolvimento de projetos de geração e na comercialização de energia, sendo um agente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e integrante da Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel).
Elétron Energy – A Elétron Energy nasceu como consultora em migração no Mercado Livre de Energia, em 2012, tornando-se uma empresa com soluções para diversos tipos de clientes. A companhia oferece um ecossistema de soluções em energia, proporcionando eficiência e previsibilidade aos negócios. Com sede no Recife e filiais em seis capitais brasileiras, em 2019 foi eleita a 2ª melhor empresa de Energia Elétrica do Brasil, e passou a fazer parte do fundo Americano de investimentos Alothon Group LLC. É uma das 25 maiores empresas do Nordeste e a 2ª maior de Pernambuco.